CAEX/Proexae promove o III Encontro de Empresas Juniores da Uema

Nesta sexta-feira (26), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Coordenação de Atividades Extracurriculares (CAEX) da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), realizou o III Encontro de Empresas Juniores da Uema. Este evento tem como principal objetivo, promover diálogos sobre todos os aspectos que permeiam o desenvolvimento e organização das Empresas Juniores. O evento aconteceu na Sala de Multimídia do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen) e contou com a participação de membros de empresas juniores da Uema, do Vice-Reitor, Professor Paulo Catunda, da Pró-reitora Adjunta da Proexae, Professora Débora Garreto, de professores e alunos.

DSC02940

“A idealização do evento surgiu com o intuito de integralizar as Empresas Juniores à Proexae. A primeira edição ocorreu no CCT, em 2022, nessa oportunidade conseguimos ter um diálogo com as empresas, observamos que o evento foi um sucesso, desde então no início do semestre realizamos o evento. Hoje já estamos na sua terceira edição, cumprindo os objetivos propostos, com temáticas importantes, como a sucessão de cargos, o recrutamento, a integralização e a formação de novas empresas. Esses são temas que agregam para o crescimento e desenvolvimento das Empresas Juniores, pois elas são as protagonistas do projeto e nós estamos disponíveis para auxiliar”, destacou a Profa. Poliana Cardoso, Coordenadora de Atividades Extracurriculares (CAEX/Proexae).

As Empresas Juniores Sabio, Ágora, Ajurí, Sacada, Ejad e Agrarium participaram ativamente do evento e deram suas contribuições. Alunos que buscam criar novas empresas juniores, também se fizeram presentes.

DSC_0040

Segundo Michael da Siva Mota, Presidente da empresa Junior Sacada Arquitetura, “a empresa Sacada está a 5 anos no mercado com muitos desafios e o evento está sendo muito importante pois foram trazidas pautas que são dúvidas muito frequentes para todas as empresas juniores. O evento também promove a integração da empresa ao campus. Por sua sede, o curso de Arquitetura, ser no centro histórico, a empresa acaba ficando longe das demais, por isso, com o evento podemos trocar informações com outras empresas e o CAEX“.

“Essa iniciativa da Proexae faz com que o empresário junior tenha a possibilidade interagir com outras empresas e com a própria universidade. Além dessa oportunidade de conhecer outros profissionais em formação, podemos expandir o leque de conhecimentos, absorver conhecimentos novos e expor as demandas que nós temos na empresa”, comentou Aline Maria do Carmo Pinheiro, Presidente da SABIO (Soluções Ambientais e Ensino de Biologia)

DSC03112

A diretora de Marketing da empresa EJAD (Empresa Junior de Administração), Ana Clara Carvalho Barata, falou sobre sua experiência: “O Evento é importante a medida que propõe essa integração entre as empresas juniores, algo que nos últimos anos fazia muita falta. Nós vemos muito o esforço da CAEX para que as empresas sejam mais reconhecidas na Uema, por meio da institucionalização, nós podemos tornar a Universidade mais conhecida na sociedade”.

A dicente Ana Katharina Sales Mendonça, aluna de medicina veterinária, participou do evento para adquirir as informações para criar uma empresa Junior para o curso. A aluna ressaltou que: ” O Evento é para as empresas que já estão constituídas e também para quem está querendo formar uma nova empresa. Nós queremos trazer o empreendedorismo para dentro do curso de Medicina veterinária, pois muitos alunos sentem vontade de ingressar nessa área, mas não conhecem os caminhos a serem trilhados”.

DSC_0025

A integralização/reconhecimento das Empresas Juniores, como uma atividade de extensão na Proexae, é uma forma de apoio e incentivo da instituição. O III Encontro de Empresas Juniores da Uema trouxe vários conhecimentos muito importantes para os estudantes e propiciou um diálogo mais próximo.

Por: Bruna Lages Veloso