Revista Práticas em Extensão lança suplemento especial sobre Extensão Universitária da UEMA

feed

O Programa Extensão para Todos (PET) é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que visa fomentar ações extensionistas que promovam a participação de toda a comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos de extensão em todos os vinte campi da UEMA.

O norte formador da universidade, que se sustenta no ensino, na pesquisa e na extensão, viu este último parâmetro se consolidar de forma derradeira, isto é, pelo seu caráter interdisciplinar e por se concretizar, de forma ampla, para além das salas de aulas e dos laboratórios. Desse ponto em diante, as ações de extensão se consolidam em um continuum, para o atendimento de uma clientela ampla, plural e heterogênea, devendo ser executadas por atores conscientes e comprometidos com o processo extensionista. Nesse sentido, o PET é aplicado ao fortalecimento das ações de extensão coordenadas por professores seletivados (substitutos) da UEMA, com o intuito de ampliar as possibilidades dos discentes de todos os campi realizarem a extensão universitária.

O PET é um programa de extensão nascido em 2017 como uma oportunidade de submissão de projetos na modalidade “fluxo contínuo” e com duração máxima de quatro meses. Atualmente, a proposta continua a atender um edital específico, mas, obedecendo a uma temporalidade e cronograma com vigência igual a oito meses. Trata-se, portanto, de um programa robusto, inclusivo e de oportunidades maiores e melhores de crescimento profissional para os professores proponentes, bem como, traduz-se em uma oportunidade a mais para os discentes da UEMA serem inseridos na extensão universitária, prática que dialoga diretamente com o mercado de trabalho e com os assuntos do cotidiano, em todas as áreas de formação acadêmica.

Nesse sentido, é com enorme satisfação que firmamos o nosso compromisso com a integração do conhecimento produzido a partir das ações de extensão universitária que se desenvolvem na UEMA e, a partir da nossa Instituição, que se consolidam em todo o Estado do Maranhão. Por isso, celebramos e reconhecemos o esforço e a dedicação de todos os professores, alunos e corpo técnico envolvidos na realização dos 20 trabalhos publicados neste volume da Revista Práticas em Extensão – Suplemento Especial.

Desejo a todos uma excelente leitura.

Prof. Dr. Thiago Anchieta de Melo
Coordenador de Extensão – PROEXAE/UEMA