Colaboradores do RU Uema participam de minicurso sobre Higiene e Manipulação de Alimentos

WhatsApp Image 2023-07-25 at 11.42.54

Na última sexta (21), os colaboradores do Restaurante Universitário da Universidade Estadual do Maranhão (RU/Uema) tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos através de um minicurso sobre “Higiene e Manipulação de Alimentos”, ministrado pela gestora de qualidade, Ana Carolina; e pela nutricionista da Cozinha Gourmet, Rafaella Muniz. O minicurso teve como objetivo fortalecer as práticas de segurança alimentar no RU/Uema, garantindo que os estudantes e colaboradores desfrutem de refeições saborosas e, acima de tudo, seguras.

Ana Carolina, com experiência em gestão de qualidade, enfatizou a importância de seguir procedimentos padrão de higiene no manuseio de alimentos, e também sobre “questões de contaminação, higiene pessoal, higiene do ambiente, e todas as questões que estão relacionadas ao ambiente seguro na produção dos alimentos. Além de ser muito importante todas essas questões abordadas, o minicurso é uma exigência dos órgãos de fiscalização”.

Já Rafaella Muniz, nutricionista da Cozinha Gourmet, destacou que “o treinamento teve o objetivo de capacitar os funcionários com relação às práticas para garantir uma alimentação segura. Falando sobre: as técnicas que podem ser adotadas na cozinha, a higienização, o controle que temos que ter com temperatura, o tempo de exposição do alimento, e todos os cuidados seguindo as normas da Vigilância Sanitária”.

Durante o minicurso, os colaboradores do RU tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e participar de atividades práticas, reforçando a importância de práticas seguras e higiênicas para a saúde de todos os frequentadores do restaurante.

“O minicurso é feito para capacitar e orientar os funcionários da empresa do RU, para ter cuidado com a higiene e manipulação dos alimentos, pois é fundamental para controlar contaminações e evitar a formação de bactérias, problemas de intoxicação e doenças relacionadas ao consumo de alimentos”, reforçou o gerente do RU/Uema, Joaquim Vilanova.

O evento foi um sucesso e os participantes saíram com novos conhecimentos e ainda mais motivados a garantir a excelência, contribuindo para o bem-estar e saúde de toda a comunidade universitária. Com a realização de iniciativas como essa, a Proexae, por meio do RU, reforça seu compromisso com a qualidade e segurança na oferta de refeições saborosas e nutritivas a todos.

WhatsApp Image 2023-07-25 at 14.04.43

WhatsApp Image 2023-07-25 at 14.04.44