Parceria Proexae e Cursinho DeBoas busca promover a Extensão Universitária

WhatsApp_Image_2023-06-12_at_18.03.23

O Cursinho DeBoas, projeto que teve início em 2017, busca oferecer oportunidades de inserção na graduação e promover a extensão universitária para jovens estudantes. O projeto, que integra o Coletivo Disparada, uma organização que busca promover a educação popular, tem como objetivo proporcionar uma primeira experiência de sala de aula dentro da universidade, contribuindo para a formação acadêmica e pessoal dos participantes.

Durante esses anos, o cursinho funcionou nas dependências da escola Paulo VI, localizada próxima à Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Ao longo desse período, desempenhou um papel significativo ao possibilitar o acesso ao ensino superior para muitos estudantes. Além disso, também se envolveu na formação de professores e coordenadores, proporcionando-lhes sua primeira experiência pedagógica. O projeto teve a oportunidade de compartilhar sua experiência no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU/2022).

Com o intuito de ampliar seu alcance e fortalecer a extensão universitária, o Cursinho DeBoas busca estabelecer parceria com a UEMA, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), a fim de proporcionar uma experiência enriquecedora para os participantes. A PROEXAE, por sua vez, reconhecendo a relevância e os impactos positivos do projeto, tem a oportunidade de fortalecer sua missão de promover a extensão universitária e contribuir para a formação integral dos estudantes. Esse apoio institucional viabiliza a ampliação do alcance e a sustentabilidade do projeto, permitindo que mais alunos possam ser inseridos na graduação e beneficiados pela experiência enriquecedora proporcionada pelo Cursinho DeBoas.