Pró-reitoria de Extensão e UEMANET juntos para atender demandas sobre diversidade étnico-racial e comunidades quilombolas

PROEXAE e UEMANET

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANET e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis – PROEXAE, atende a mais uma demanda da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC.

A SEDUC, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino, criou, em 2015, a Supervisão de Educação Escolar Quilombola e de Educação para Relações Étnico-Raciais (SUPEQUERER), com vistas ao desenvolvimento de ações, que visem a melhoria da educação ofertada às comunidades quilombolas e a promoção da igualdade racial.

Dessa forma, a SEDUC buscou parceria com a UEMA para a transmissão de web conferências, nas datas propostas no Calendário da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), elaborado pela SUPEQUERER. No calendário constam datas relevantes, inclusive para o Maranhão, sobre os marcos históricos da luta pelo respeito às diferenças étnico-raciais e culturais e pela igualdade de condições e oportunidades, entre as quais: Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial (21.03); Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo (13.05); Dia Nacional da Consciência Negra (20.11) e outras.

As webs têm como público-alvo profissionais da educação do Estado, nos polos de abrangência do UEMANET. Serão desenvolvidas palestras, debates e discussões para reflexão e promoção de estudos a partir do marco histórico discutido na data proposta do Calendário.  A primeira web conferência acontecerá no dia 21 de março e terá como tema a Discriminação racial no Brasil e o mito da democracia racial.

Durante a reunião entre as instituições, a equipe representante da SEDUC deixou claro que espera contar com o apoio da UEMA para a realização de mais essa demanda, uma vez que a IES está comprometida em criar condições para a inserção da diversidade étnico-racial e da equidade racial no cenário da educação maranhense e que esses temas não dizem respeito somente à população negra, mas a todos os cidadãos inseridos na sociedade multicultural e pluriétnica.

A coordenadora geral do UEMANET, Ilka Serra, disse que a UEMA está disponível para receber as propostas dos parceiros, analisá-las e não mede esforços para atendê-las, quer por meio de suas pró-reitorias, quer pelo UEMANET. “O reitor Gustavo Costa e toda a equipe se sentem gratificados pela visibilidade do trabalho que a UEMA vem conquistando no cenário atual, algo que reflete positivamente junto aos órgãos, empresas privadas e de toda sociedade maranhense”, destacou.

Nessa direção, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Candanedo Guerra, prontifico-se a estudar a viabilidade de projetos de extensão que atendam a comunidades quilombolas.

Por: Paula Lima