3. DIRETRIZES PARA REDAÇÃO DO TEXTO

3.1. A redação de cada tipo de documento deverá respeitar as seguintes diretrizes:

3.1.1. Apresentação

Texto de abertura do número, que introduza os temas tratados e suas abordagens, e/ou expresse os posicionamentos do órgão responsável em relação aos objetivos da publicação. O trabalho não deve exceder duas páginas

3.1.2. Editorial

Editoriais são colaborações solicitadas a especialistas de áreas afins, indicados pela direção da revista, visando analisar um tema da atualidade.
Devem conter: Título (em português e inglês ou português e espanhol), Palavras-chave, Texto e Referências (se necessário). O trabalho não deve exceder duas páginas, incluídos os anexos.

3.1.3. Artigos de Opinião

Os artigos de opinião são matérias que suscitam análise e reflexão sobre temas ou ações de extensão universitária relevantes e apresentam, exclusivamente, a opinião do autor. Devem conter Título (em português e inglês ou português e espanhol) e Texto, limitados a cinco páginas.

3.1.4. Artigos

Serão aceitos para publicação artigos que apresentem contribuição nova ao conhecimento e que estejam relacionados com ações na área de extensão. Incluem-se aqui os resumos de trabalhos com resultados parciais e/ou finais originados dessas ações.
Devem conter: Título (em português e inglês ou português e espanhol), Resumo (100 a 200 palavras, assegurando informação precisa quanto ao motivo do estudo, à metodologia adotada, aos resultados e à conclusão), Abstract ou Resumen, Palavras-chave, Keywords ou Palabras clave (até cinco), Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Considerações finais, Agradecimentos (opcional) e Referências (apenas as citadas no texto e de acordo com a normatização atualizada ABNT). O artigo não deve exceder vinte páginas, incluídos os anexos.

3.1.5. Relatos de Experiências Extensionistas

Devem descrever precisamente uma dada experiência que possa contribuir, de forma relevante, para a produção de práticas extensionistas. Essa modalidade de texto traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele que a viveu.
Em um relato de experiência devem constar a: a) quem e quantos são os envolvidos na ação; b) período de realização da ação; c) como foi o processo de desenvolvimento/etapas da ação relatada; d) quais os desdobramentos não previstos, mas constatados durante a ação; e) quais as aprendizagens observadas durante o desenvolvimento da ação; f) qual a proposta de ação; g) quais as repercussões da ação na comunidade; h) quais as repercussões da ação para os discentes nela envolvidos.
Devem conter: Título (em português e inglês ou português e espanhol), Resumo (100 a 200 palavras, assegurando informação precisa quanto ao motivo do estudo, à metodologia adotada, aos resultados e à conclusão), Abstract ou Resumen, Palavras-chave, Keywords ou Palabras clave, Texto e Referências (de acordo com a normatização atualizada ABNT). O relato não deve exceder dez páginas, incluídos os anexos.

3.1.6. Entrevista

Matérias que manifestem opiniões sobre a temática extensão publicadas por convite ou iniciativa dos editores. A entrevista não deve exceder sete páginas.

3.1.7. Resenhas de livros e revistas

Revisão crítica de obra recém-publicada relacionada ao escopo da Revista Práticas em Extensão, orientando o leitor quanto às suas características e usos potenciais. Limitadas a 2 páginas.

3.2. Para todas as modalidades de documentos

3.2.1. O documento deve ser apresentado conforme as orientações técnicas da ABNT – NBR 6023/2002 , 10520/2002 , e 14724/2011 .

3.2.2. As ilustrações, incluindo as fotografias, deverão também ser encaminhadas em anexo no e-mail, em alta resolução, e no formato JPG. Esse procedimento é para assegurar a resolução das ilustrações.