Bolsa Cultura

 

LOGO BC 2021/2022

No Maranhão podemos identificar diferentes tipos de culturas. A partir delas, são expressas manifestações em cores, literaturas, artesanatos, ritmos, danças, etc., que fazem deste um Estado de grandes riquezas culturais.

Pela pluralidade em culturas desse estado, a Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Conselho Universitário, criou a Bolsa Cultura. Essa é uma bolsa de extensão do Programa Campus Cultural UEMA, que visa a promoção de ações e registros artísticos e culturais de forma a integrar saberes, habilidades e expressões literárias, artesanais, musicais, performáticas, visuais e outras, na relação universidade e sociedade.

O desenvolvimento, registro e circulação de atividades artísticas e culturais nos diversos campi da UEMA estão entre os principais objetivos da Bolsa. Acreditamos que, a partir dos projetos realizados por meio da Bolsa Cultura, a UEMA ganhará uma nova atmosfera. O ensino e a pesquisa nas áreas de artes e cultura, também serão possibilitados por meio da Bolsa Cultura, promovendo a formação de agentes culturais, a educação para diversidade e a formação de um público de cultura.

O reitor da UEMA, Gustavo Costa, considera que esse é um importante incentivo à promoção das artes e da cultura, atividades ainda pouco exploradas no ambiente universitário. “Será um mecanismo de apoio às diversas manifestações artísticas no âmbito da UEMA, que permitirá consolidar um ambiente rico em cultura para a comunidade acadêmica”, releva.

Atualmente o Programa Campus Cultural possui 48 bolsas, direcionadas em seis modalidades: artes visuais; artesanato; música; literatura e poesia;  artes da cena (ritual, performance, teatro e dança) e esportes.