O projeto de extensão “STEAM: abordagem pedagógica focada em aprendizagem criativa em uma escola da rede estadual de São Luís” foi o ponto de partida para a realização da 3rd Annual Fair do IEMA Integral Bilíngue. Submetido ao edital Extensão para Todos 2024 da PROEXAE/UEMA, o projeto é coordenado pelo professor Me. Rafael Mattos e pela professora Dra. Ana Lúcia Duarte, em parceria com docentes do Departamento de Educação da UEMA, com colaboração da professora Melissa Acácio e das extensionistas Mariana Rodrigues e Victória Souza, do curso de Pedagogia Licenciatura.
Durante oito meses, a iniciativa promoveu oficinas formativas com os professores do IEMA Bilíngue, explorando a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), já integrada ao Projeto Político-Pedagógico da escola. O trabalho coletivo resultou no tema da feira de 2025: “São Luís 2050: Inovação e Sustentabilidade”, que convidou os estudantes a refletirem sobre como imaginar e construir, a partir da ciência, tecnologia e criatividade, uma cidade mais inovadora, sustentável e inclusiva até meados do século XXI, por meio da abordagem STEAM. Os professores da escola receberam formações específicas para compreender e aplicar essa abordagem em sala de aula e desenvolveram práticas diretamente com as crianças, fortalecendo a aprendizagem criativa nos anos iniciais.
Foi nesse contexto que, no dia 19 de setembro, o IEMA Integral Bilíngue promoveu a sua 3rd Annual Fair, ação já consolidada no calendário escolar e que vem se destacando como espaço de integração entre ciência, cultura e comunidade. A feira nasceu em 2023, com foco em temas linguísticos e culturais do mundo, quando cada turma trabalhou um país. Em 2024, a proposta voltou-se ao Brasil e suas cinco regiões, com destaque para os biomas e riquezas culturais de cada estado.
A edição de 2025 mobilizou toda a comunidade escolar. Professores e gestores abraçaram a proposta, adequando práticas pedagógicas à perspectiva STEAM, promovendo atividades em sala e laboratório e orientando projetos interdisciplinares das turmas. A feira transformou-se em um espaço de experimentação, inovação e diálogo entre escola e sociedade.
O evento contou com o apoio e a presença de diversas instituições parceiras que ofereceram suporte formativo, financeiro e expositivo. Entre os parceiros da inovação estiveram: CAEMA, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), UEMAnet, Central de Limpeza de São Luís, CEUMA Universidade, Oxygen Hub, Centro de Ciências Agrárias/ UEMA, CTIC/UEMA, GRUMA/UEMA, Agência Espacial Brasileira (AEB), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, LITA, Criança Engenharia 2025, Laboratório de Biologia Vegetal e Marinha da UEMA, Centro de Recuperação de Manguezais/ UFMA, AGERP, Curso de Pedagogia/UEMA, LABIPI/UEMA,Controladoria-Geral da União (CGU), SEMA, AGERP, LAMA/UFMA, DETRAN-MA, Steel Manutenção de Equipamentos Industriais, PROEXAE/UEMA, CID Design, GESTA/UEMA, EcoLab, GTFORP/UEMA, vereador Marlom Botão e Banco de Alimentos. Essas parcerias ampliaram as possibilidades de aprendizagem e interação, fortalecendo o caráter extensionista e interdisciplinar da feira.
Mais do que uma exposição, a 3rd Annual Fair representou um processo formativo contínuo. Para os professores, foi um espaço de atualização e inovação pedagógica. Para os estudantes, uma experiência de aprendizagem significativa. Para a comunidade, uma oportunidade de vivenciar de perto o compromisso do IEMA com uma educação pública de qualidade.
A proposta também representa um recorte da tese de doutorado do professor Rafael Mattos, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN). Atualmente em doutorado sanduíche no Sci&Math Creative Lab da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, em Portugal, o pesquisador desenvolve investigações em ambientes educativos inovadores e metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como co-teaching, inquiry, interdisciplinaridade, modelo de ensino 7E, programação, robótica e STEM.
A 3rd Annual Fair alcançou um público aproximado de 550 pessoas durante toda a programação e evidencia o poder da extensão universitária como ponte entre universidade, escola e comunidade, fortalecendo a formação docente, ampliando oportunidades de aprendizagem para os estudantes e promovendo impacto social direto na realidade local.
Por: Rafael Mattos