A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) celebra a participação de dois de seus estudantes no Programa CNA Jovem – Liderança Rural, promovido pelo Sistema CNA/FAEMA/SENAR/Sindicatos. Os alunos Moisés Leal, do curso de Engenharia de Pesca, e Gabriel Feitosa, da Agronomia, foram selecionados para representar a instituição em uma das principais iniciativas de formação de lideranças do setor agropecuário brasileiro.
O programa CNA Jovem tem como foco o fortalecimento da liderança jovem no meio rural, capacitando talentos que desejam transformar a agropecuária com inovação, sustentabilidade e visão de futuro.
O destaque dos jovens no programa é fruto de uma trajetória de protagonismo e engajamento construída desde a graduação, especialmente por meio da atuação nas Empresas Juniores (EJs) da UEMA, com apoio da Proexae. Moisés atuou como vice-presidente da ENGPESC, voltada à Engenharia de Pesca, enquanto Gabriel presidiu a AGRARIUM, vinculada ao curso de Agronomia. As EJs, formadas e geridas por estudantes, oferecem vivências práticas que complementam a formação acadêmica, estimulando competências como liderança, empreendedorismo, organização e tomada de decisão.
“Essa vivência prática, construída em parceria e dentro do ambiente das Empresas Juniores, foi essencial para desenvolver responsabilidade, autonomia e visão empreendedora, qualidades que hoje aplico no programa CNA Jovem. A UEMA, com iniciativas como essa, tem um papel fundamental na formação de líderes que estão transformando o agronegócio maranhense e brasileiro”, destaca Moisés Leal.
Gabriel Feitosa, por sua vez, afirmou: “Coragem é a palavra que resume minha conduta. Assumir responsabilidades e resolver problemas me fez liderar uma equipe e presidir uma Empresa Júnior. Hoje, me sinto preparado para contribuir com o desenvolvimento do agro maranhense”.
A trajetória de Moisés e Gabriel exemplifica como a experiência adquirida nas EJs pode impulsionar a atuação dos estudantes em projetos de impacto nacional. Mais do que uma vivência universitária, as Empresas Juniores vêm se consolidando como espaços de formação cidadã e profissional, conectando o ensino superior às demandas e oportunidades do desenvolvimento regional.
A pró-reitora da Proexae, professora Ilka Serra, destacou que as EJs “promovem o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o mercado de trabalho.[…] Esse protagonismo se evidencia especialmente na área da Extensão Rural, fortalecendo a preparação de profissionais aptos a atuar nos mais diversos contextos das Ciências Agrárias.”
Com iniciativas como essa, a UEMA reafirma seu compromisso com a formação de jovens líderes engajados na transformação do Maranhão e do Brasil.
Por: Marcos Gatinho