Projeto de extensão promove a interação entre crianças e a Universidade

última sexta feira, dia 11 de outubro, no Campus Paulo VI (Uema), aconteceu o evento Criança Engenharia 2024. O evento é realizado pela Universidade Estadual do Maranhão através dos Cursos de engenharia com o apoio do Governo do estado do Maranhão, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), Associação dos Professores da Uema (Apruema), Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e do Núcleo de Acessibilidade da Uema (NAU).

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Ilka Serra, celebrou o sucesso do evento, ressaltando que o Criança Engenharia é um programa de extensão permanente “É uma grande alegria estarmos aqui participando do Criança Engenharia, um programa permanente de extensão da Uema. A proposta desse programa é aproximar a sociedade da universidade, e hoje tivemos a presença de diversas escolas e alunos, reforçando nosso objetivo de tornar a Uema um espaço acessível e acolhedor para todos. O Criança Engenharia é um programa grandioso que reúne vários projetos, e sua relevância cresce a cada ano, consolidando-se como uma iniciativa fundamental para o fortalecimento dos laços entre a Universidade e a comunidade”.

 

Este é um evento voltado para o despertar o interesse das crianças pelas áreas de ciências e tecnologias, através de atividades interativas e inovadoras. E tem como objetivo promover a interação entre as escolas da educação básica e a Universidade, além de proporcionar ambientes de aprendizagem e diversão.

“O projeto Criança Engenharia 2024 superou as expectativas iniciais. Embora a meta fosse alcançar cerca de 2.000 crianças, conseguimos impactar mais de 2.500 crianças e 35 escolas, segundo a contagem da equipe de organização. Os projetos apresentados abordam temáticas relacionadas a meio ambiente, sustentabilidade e tecnologia. Essas atividades proporcionaram às crianças uma oportunidade única de aprender de forma lúdica sobre os projetos desenvolvidos na UEMA. Professores, alunos e o setor administrativo da universidade estiveram empenhados em oferecer atividades interativas e educativas, que enriqueceram o aprendizado dos participantes. Outro ponto fundamental foi o apoio irrestrito da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), que desempenhou um papel essencial no sucesso do evento. A PROEXAE não apenas colaborou e incentivou a realização do projeto, mas também reforçou a conexão entre a universidade e a comunidade, promovendo um ambiente de integração e aprendizado. Nosso reconhecimento especial vai para a PROEXAE, cujo apoio foi essencial para a concretização dessa iniciativa. Também estendemos nossos agradecimentos a todas as Pró-Reitorias envolvidas: PROG, PPG, PROPLAD, PROINFRA e PROGEP.”, afirma com entusiasmo o Coordenador do projeto, Reinaldo Silva.

As escolas que participaram do evento relataram suas experiências em diversos depoimentos, evidenciando o quanto ficaram encantadas com a qualidade dos projetos apresentados, “Nós, profissionais e famílias do Colégio Laboro, gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão ao professor Reinaldo e à sua equipe fantástica, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por promover e incentivar a participação das escolas no projeto Criança Engenharia. Foi maravilhoso!” Colégio Laboro

 

Este ano, o evento contou com uma programação repleta de atrações, como: Oficinas de Robótica, Rapel e tirolesa, Atividades com o Corpo de Bombeiros, Aerodesign (Equipe Zeus), Planetário e Observatório Astronômico, Jogos virtuais, Projeto Bumba Meu Baja, Projeto Carcará, Equipe Coyote de Eficiência Energética, Projeto VÓRTEX, Trilhas Agroecológicas dentre outros.

“Participar do evento Criança Engenharia foi uma experiência enriquecedora tanto para mim quanto para as crianças participantes. Esse evento tem um papel fundamental na introdução do mundo da engenharia de forma lúdica e acessível, despertando o interesse nas crianças desde cedo. Para o curso de Engenharia Mecânica, foi uma oportunidade de promover o conhecimento científico e o aprendizado prático, além de inspirar futuros engenheiros. Ver a empolgação e curiosidade das crianças foi gratificante e reforçou a importância de iniciativas como essa, que aproximam a universidade da comunidade,” afirmou a aluna do curso de Engenharia Mecânica, Isabella Rocha de Aquino.

 

Este ano o evento recebeu as crianças com três espaços de visitação: Espaço Fazenda Escola, Espaço Invenções Tecnológicas e Espaço Bosque – Gestão Ambiental, com atividades dos diversos cursos de engenharia da UEMA, além da colaboração de outros cursos como Medicina Veterinária, Arquitetura, Ciências Biológicas, CFO BM, Letras, Pedagogia, Geografia, dentre outros.

 

Por: Bruna Lages Veloso

Compartilhar.