Proexae dá início ao projeto Diálogos Indígenas na Uema com a realização do I Fórum Regional

IMG-20240607-WA0087

No dia 07 de junho de 2024, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) em parceria com o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), através do Programa Indígena de Permanência e Oportunidades na Universidade (PIPOU), realizou o I Fórum Regional Acadêmico Indígena da Uema, uma ação do Projeto “Diálogos Indígenas na Uema: Fortalecendo a Permanência Universitária”.

O objetivo principal do projeto é promover espaços de discussão e convivência para os estudantes indígenas nos Campi da Uema, com o intuíto de fortalecer o diálogo entre a comunidade estudantil indígena com a instituição, bem como a criação de propostas que sirvam de pauta para Políticas Públicas de Acesso, Permanência e Visibilidade indígena no ambiente universitário.

IMG-20240607-WA0086

“O evento proporciona que nós tenhamos uma dimensão de quem são os nosso alunos indígenas na universidade. Isso demonstra que esses alunos por vezes ficam invisíveis para a gestão. Nós queremos integrar esses alunos também a extensão e abrir o leque de oportunidades que esses alunos podem ter dentro da universidade. Queremos que a partir desses fóruns, possamos promover ações e políticas afirmativas para atender as demandas dos alunos indígenas” destacou a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Profa Ilka Serra.

IMG-20240607-WA0093

“Toda a programação do evento foi planejada e feita pensando nos alunos indígenas do campus. O dia foi rico em trocas de informações e diálogos, mesmo que em São Luís não tenhamos uma quantidade de alunos tão expressiva como nos outros campus, é importante ouvir a todos” afirmou a Profa. Poliana Cardoso, Coordenadora de Atividades Extracurriculares (CAEX/Proexae).

É importante destacar que o evento é uma iniciativa importante para a promoção da Equidade no ambiente universitário e contou com a palestra da Profa Ariadne Enes Rocha, Assessora Chefe – ODS UEMA.

IMG-20240607-WA0088

Antonilton Guajajaras, representante estudantil indígena do projeto em São Luís, afirma que “esse projeto pauta algumas políticas de acesso e permanência da universidade e a nossa visibilidade enquanto indígenas. Atualmente também temos o apoio do Programa Indígena de Permanência e Oportunidades na Universidade (PIPOU)”.

O projeto prevê ainda a realização de mais três fóruns regionais, nos municípios de Santa Inês, Barra do Corda e Grajaú e um encontro Estadual, que ocorrerá em novembro de 2024, na capital São Luís, quereunirá os resultados das discussões dos fóruns regionais.

IMG-20240607-WA0089

 

Dessa forma o evento contou com a participação ativa dos alunos e dos gestores da universidade, além de, propiciar um espaço de construção dos próximos passos para políticas afirmativas e formular ações que contemplem a todos.

Compartilhar.