Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2025, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participou do evento “Caminhos para a Permanência: Universidades e Estudantes Indígenas em Diálogo”, realizado em Brasília (DF). A iniciativa reuniu representantes de universidades, órgãos públicos e estudantes indígenas, com o objetivo de debater estratégias para fortalecer a permanência de estudantes indígenas no ensino superior brasileiro.
A Uema foi representada pela pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Profª Drª Ilka Serra, e por Brenda Guajajara, estudante do curso de Pedagogia do Campus Santa Inês e representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Indígena da universidade. Durante o evento, elas apresentaram o projeto “Diálogos Indígenas na UEMA: Fortalecendo a Permanência Universitária”, desenvolvido no âmbito da extensão universitária.
A proposta tem como objetivo fomentar espaços de mobilização estudantil indígena, dar visibilidade às pautas dos povos indígenas no ambiente acadêmico e promover reflexões sobre as políticas de permanência. Ao longo do projeto, foram realizados quatro fóruns regionais nas cidades de São Luís, Santa Inês, Barra do Corda e Grajaú, com a participação de estudantes e egressos indígenas, além de oficinas participativas. O processo culminou na realização do Fórum Estadual Acadêmico Indígena da Uema, em São Luís, que organizou grupos de trabalho e produziu um documento propositivo construído coletivamente.
O encontro nacional teve como finalidade compartilhar experiências do Programa Indígena de Permanência e Oportunidades na Universidade (PIPOU), refletir sobre os desafios enfrentados pelos estudantes indígenas, e discutir a sustentabilidade e o financiamento de ações voltadas ao acolhimento nas instituições de ensino superior. Além disso, o evento possibilitou a sistematização de aprendizados a partir de práticas implementadas por diferentes instituições, ampliando a articulação entre universidades parceiras e inspirando novas políticas públicas de inclusão.
A programação contou com mesas de diálogo com representantes do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Universidade de Brasília (UnB). Também foram realizados grupos de trabalho com foco na construção de propostas para o fortalecimento da permanência estudantil indígena e na pactuação de encaminhamentos relacionados à sustentabilidade do PIPOU, incluindo o apoio ao Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (ENEI).
O evento foi promovido pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), em parceria com a Vale e universidades integrantes do PIPOU, reafirmando a importância da articulação interinstitucional para a consolidação de políticas de educação superior inclusivas voltadas aos povos indígenas.
Com sua participação ativa, a UEMA reafirma o compromisso institucional com a valorização da diversidade, o fortalecimento das políticas de permanência e o apoio à trajetória acadêmica de estudantes indígenas, consolidando-se como referência em práticas de acolhimento e inclusão no estado do Maranhão.
Por: Paulina Machado