Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) celebrou, nesta semana, os 50 anos da Biblioteca Central do Campus Paulo VI, em São Luís, um marco histórico de valorização da memória, da cultura e do conhecimento no Maranhão. Como parte da programação especial do cinquentenário, um dos momentos mais significativos foi a homenagem prestada à professora Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA.
Ex-aluna da instituição, a professora Ilka Serra foi reconhecida por sua trajetória acadêmica construída dentro da própria universidade e pela relevante atuação à frente da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, onde tem fortalecido ações de extensão, cultura, esporte e integração comunitária. A homenagem evidenciou não apenas sua contribuição como gestora, mas também sua representatividade enquanto profissional formada pela UEMA, que hoje ocupa uma posição de liderança e mantém firme compromisso com o desenvolvimento social e educacional do Maranhão.
A solenidade integrou a programação comemorativa do cinquentenário da Biblioteca Central, que também contou com lançamentos literários, homenagens a servidores e egressos, apresentações culturais e capacitações voltadas à gestão do acervo e ao uso do sistema Pergamum.
Com cinco décadas de história, a Biblioteca Central reafirma sua missão de apoiar a formação acadêmica e a produção científica da comunidade universitária, ao mesmo tempo em que celebra trajetórias de profissionais como a professora Ilka, que simbolizam a força, o legado e a continuidade da UEMA..
Por: Paulina Machado