Nesta terça-feira (8), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) e do Programa Universidade Aberta Intergeracional (Unabi), realizou a Aula Inaugural dos cursos de “Educação para o Envelhecimento” e “Alfabetização, Letramento e Inclusão Digital”. O evento aconteceu no formato híbrido, com transmissão online e presencial no auditório do Uemanet.
A cerimônia contou com a participação do Reitor Walter Canales e da Pró-Reitora Ilka Serra (Proexae), que se conectaram virtualmente. Já no local, estiveram presentes o Vice-Reitor Paulo Catunda, a Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso e Coordenadora do Núcleo Especializado de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, Isabel Lopizic, os vereadores Raimundo Penha (São Luís) e Bianca Mendes (Paço do Lumiar), além da Coordenadora do Unabi, professora Efigênia Magda Vieira de Oliveira.
Após as boas-vindas da mesa de honra, os novos alunos foram recepcionados com uma apresentação musical do Coral Unabi, celebrando o início das atividades. Em seguida, o professor Ricardo Almeida de Paula ministrou a palestra “Todo dia é dia, toda hora é hora”, com mediação da professora Efigênia Magda, reforçando a importância da educação continuada e da inclusão social em todas as idades.
Expansão do Unabi no Estado:
Neste ano, o Programa Unabi está ofertando 1.200 vagas distribuídas em todos os campi da Uema, incluindo Bacabal, Balsas, Caxias, Codó, São Luís, Timon e, pela primeira vez, no município de Paço do Lumiar, que ainda não possui um campus da Uema.
A iniciativa busca promover o acolhimento e a integração dos alunos, incentivando o aprendizado intergeracional e a inclusão digital, especialmente para idosos e comunidades em vulnerabilidade social.
As atividades do Programa já foram iniciadas e acontecerão até novembro de 2025, em seus respectivos municípios.
Por: Caio Marcos / ASCOM
Fotos: Rafael Carvalho