Projeto da Uema desmistifica insetos para crianças em São Luís

A equipe da Biofábrica de Insetos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) esteve presente na Escola Educandário Sol, em São Luís, para a realização de mais uma atividade de extensão do projeto “Desvendando o mundo dos insetos para crianças em séries iniciais: uma oportunidade de aprender e ensinar”, coordenado pela Profa. Dra. Joseane de Souza e pelo Prof. Dr. John Ausique.

Nesta atividade, a bolsista PIBEX, Alaide Pereira Lima, juntamente com os monitores voluntários, Roberto S. Graça Junior, Wanderson Fernandes, Carlos Eduardo M. Suzarte e Sara Machado, conduziu as oficinas “Coçou a cabeça: pode ser piolho” e “Besouro que queima: conheça o potó”.

Participaram da atividade aproximadamente 300 pessoas, entre crianças das turmas do ensino infantil, adolescentes do 6º ao 8º ano e professores.

O intuito da ação foi educar, prevenir e sensibilizar os participantes sobre mitos e verdades relacionados aos insetos e, principalmente, promover a conscientização para evitar o bullying nas escolas.

Durante a oficina, houve uma roda de conversa para a troca de experiências e vivências dos alunos sobre pediculose e dermatite de pederina (“mijada de potó”). Em seguida, foi apresentado o ciclo de vida do piolho e do potó. De forma lúdica, os alunos assistiram à peça teatral “Uma noite piolhenta”, e, para animar o público, a música “Rock do piolho” foi cantada pela bolsista fantasiada de piolho.

No final da atividade, as crianças e adolescentes puderam observar um exemplar de piolho no microscópio e receberam uma lembrança personalizada com um “kit pente fino” e um quebra-cabeça.

Por: Biofábrica de Insetos da Uema

Fotos: Biofábrica de Insetos da Uema

Compartilhar.