Relatório do Projetos de Extensão

Relato de Experiência Extensionista

Devem descrever precisamente uma dada experiência que possa contribuir, de forma relevante, para a produção de práticas extensionistas. Essa modalidade de texto traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele que a viveu.

Devem constar:

1. fundamentação teórica que caracterize o problema e fundamente a proposta de ação;
  2. o problema a ser trabalhado;
  3. os objetivos a serem alcançados pela ação;
  4. descrição das ações desenvolvidas
  5. a quem e quantos são os envolvidos na ação;
  6. o período de realização da ação;
  7. como foi o processo de desenvolvimento/etapas da ação relatada;
  8. quais os desdobramentos não previstos, mas constatados durante a ação;
  9. quais as aprendizagens observadas durante o desenvolvimento da ação;
  10. quais as repercussões da ação na comunidade;
  11. quais as repercussões da ação para os discentes nela envolvidos.

Devem conter: Título (em português e inglês ou português e espanhol), Resumo (100 a 200 palavras, assegurando informação precisa quanto ao motivo do estudo, à metodologia adotada, aos resultados e à conclusão), Abastract ou Resumen, Palavras-chave, Keywords ou Palabras clave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão ou Considerações Finais, Agradecimentos (opcional) e Referências (apenas as citadas no texto e de acordo com a normatização atualizada ABNT).

Não devem exceder quinze páginas, incluindo os anexos.

Resumo Expandido

Este tipo de trabalho faz parte de suplemento especial exclusivamente para à Jornada de Extensão da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

Deverá ser um resumo de relato de experiência extensionista. Deve descrever, ainda que de forma resumida, uma dada experiência que possa contribuir, de forma relevante, para a produção de práticas extensionistas. Essa modalidade de texto traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele que a viveu.

Devem constar:

2. o problema a ser trabalhado;
  3. os objetivos a serem alcançados a ação;
  4. descrição das ações desenvolvidas
  5. a quem e quantos são os envolvidos na ação;
  6. o período de realização da ação;
  7. como foi o processo de desenvolvimento/etapas da ação relatada;
  8. quais os desdobramentos não previstos, mas constatados durante a ação;
  9. quais as aprendizagens observadas durante o desenvolvimento da ação;
  10. quais as repercussões da ação na comunidade; e
  11. quais as repercussões da ação para os discentes nela envolvidos.

Devem conter: Título (em português), Resumo (100 a 200 palavras, assegurando informação precisa quanto ao motivo do estudo, à metodologia adotada, aos resultados e à conclusão), Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão ou Considerações Finais, Agradecimentos (opcional) e Referências (apenas as citadas no texto e de acordo com a normatização atualizada ABNT).

O resumo expandido deve ter entre cinco e dez páginas.