Apresentação

O Programa Programa Institucional Mais Extensão Universitária é uma iniciativa e realização da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis – PROEXAE/UEMA que lançou edital de abertura em dezembro de 2015. O Mais Extensão fomenta ações extensionistas da UEMA, desenvolvidas no período de julho de 2016 a janeiro de 2018, e visa a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos de extensão nos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano – IDH do Maranhão.

O lançamento desse programa vem de encontro as ações governamentais nos municípios maranhenses de menor IDH, materializadas no Programa Mais IDH do Governo Estadual. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso em longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.

As ações no atual governo têm por objetivo promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural, por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.

O Programa conta com a parceria da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV; VALE; Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão – FAPEAD; Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão – FAPEMA; Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular – SEDIHPOP e; Secretaria de Segurança.

Atualmente o Mais Extensão está sendo executado em 20 municípios de menor IDH, com 43 projetos coordenados por 42 professores e cerca 185 extensionistas.

Considerando a relevância do programa para a melhoria da qualidade de vida dos municípios de menor IDH, bem como, para o fortalecimento e integração da universidade e sociedade é que, com duas etapas já devidamente realizadas, estrategicamente foi idealizado o Seminário com a temática “Seminário Mais Extensão Universitária: Extensão e desenvolvimento no contexto dos municípios de menor IDH no Maranhão” como um momento de interação e discussão entre coordenadores de projetos, extensionistas, colaboradores, Diretores de Centros, representantes do poder púplico municipal e governo estadual, pautado nos resultados já alcançados, aspectos positivos e negativos, desafios e nas políticas públicas para os eixos educação, saúde e produção e renda.

O Seminário tem como foco reunir todos os atores envolvidos no Mais Extensão e, ainda envolver as lideranças municipais dos 30 municípios de menor IDH. Apesar do programa ser executado em apenas 20 destes municípios, entende-se que este é um momento impar para envolver e despertar o “querer” destes gestores em também se proporem ser parceiros do Mais Extensão.