Campus Cultural

Programa Campus Cultural

 Campus Cultural

O seu objetivo

O Programa Campus Cultural tem como objetivo a promoção, registro e pesquisa de manifestações artísticas e cultuais no Estado do Maranhão. Este programa pretende reunir ações e projetos de pesquisa voltados para as artes e culturas, integrando os vários campi da UEMA e a sociedade envolvente. Ele foi instituído no dia 06 de dezembro de 2016, pelas Resoluções N.º 1226/2016 – CEPE/UEMA e a Resolução N.º 960/2016 – CONSUN/UEMA.

 

O porquê do programa?

O Programa Campus Cultural pretende instigar ações que estimulem o ensino, a pesquisa e a extensão voltados para as artes, culturas e patrimônio ainda carentes na UEMA. Considerando a necessidade da integração da universidade, comunidades e grupos artísticos no desenvolvimento de atividades/ações/eventos cultuais nos campi, e também, reconhecendo a relevância de desenvolver potenciais culturais, artísticas e patrimoniais e a criação de um banco de dados sobre a cultura no Estado do Maranhão e da UEMA.

 

Suas ações

A Bolsa Cultura – BC – é uma bolsa de extensão que visa desenvolver a pesquisa e o ensino nas áreas de artes e cultura de forma integrada e multidisciplinar. Estimulando eventos e ações culturais que instiguem a criatividade e a sociabilidade nos Campi.

Bolsa Cultural

Criar e manter o Memorial Enredos do Maranhão, que é um espaço de divulgação e promoção dos saberes e culturas, um repositório de ações e registros das histórias e Memórias do Maranhão e da UEMA.

Memorial

Estimular e ampliar o Ciclo de eventos da UEMA, retomando ações como a Quinta Cultural (Musica, teatro e poesia), FESTUMP (Festival Universitário de Música Popular), SARAUEMA(Recital poético ) e fortalecer o Arraial da UEMA, Hórus (Concurso de Fotografia da UEMA) e o FESTMACPU(Festival de conto e poesia).

Campus Cultural - Copia

 

Coordenador

Prof. Dr. Greilson José de Lima